segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TICs

Atividades do Curso

1ª. Atividade

Quem sou como professor e Aprendiz, com uso das Tecnologias na Educação?
 
Fazer um relatório com 250 a 300 palavras.


2ª. Atividade

Utilizando algum dos vários softwares educativos disponíveis, ministrem uma ou mais aulas práticas no laboratório de informática.
 
Fazer um relatório sobre os avanços e dificuldades encontradas na (s) aula (s).


3ª. Atividade

Criação de um mini sistema hipermídia, utilizando PowerPoint ou Impress, para o aprendizado na forma de pesquisa orientada.
 
Fazer um relatório da (s) aula (s) ministrada no laboratório de informática.


4ª. Atividade

Leitura do Artigo: “A Informática Educativas nas Séries Iniciais”, disponível no link:
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=376&cid=10090&parent=0


Sobre o artigo
Criar uma atividade onde os alunos façam uso de alguma ferramenta tecnológica (softwares e hardwares) analisando as idéias centrais do artigo.
 
Fazer um relatório da (s) aula (s) ministradas no laboratório de informática.


5ª. Atividade

Trabalhando com vídeos (Confecções)
Download, Conversão e Gravação em CD ou DVD ou Pendrive.
Apresentação do vídeo aos alunos.
 
Fazer um relatório sobre o uso do vídeo em sala de aula e a aceitação dos alunos para com o mesmo.
 
Obs.: o vídeo dever estar de acordo com os conteúdos correntes já trabalhados.


6ª. Atividade

Atualização de Currículo

    A atividade a seguir está abordada no artigo: O USO DAS NOVAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NOS AMBIENTES ESCOLARES disponível no link:
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=376&cid=9881&parent=0
 
Fazer uma reflexão sobre antes durante e depois do curso de TICs. O que você pode absorver e constatar sobre o curso? Quais foram suas dificuldades? Quais questões ficaram de fora do curso e que você deseja fazer?
 
Relatar suas idéias sobre 3 conceitos políticos educacionais.

1º. Conceito
A substituição da docência pelo computador. (atos já ocorridos em EAD).

2º. Conceito
A informática educativa em colaboração com as outras disciplinas (trabalho conjunto/interdisciplinar).

3º. Conceito
A informática educativa como disciplina individualizada (técnica).

    Ao optar por algum destes, dizer o porque é o melhor a ser atribuído a Educação brasileira e contar porque os outros dois não funcionariam.


Atenção!

Aqueles que optarem pelo 2º. Conceito, proponho um trabalho posterior conjunto, após o a finalização do curso, para podermos publicar em site oficial.
 
Obs.: O trabalho a ser realizado sobre este conceito será levantado por mim em reunião com os professores dispostos a apresentação, levaremos a diante a idéia juntamente com encaminhamentos aos órgãos da educação.


Qualquer dúvida ligar para 65 9621 5636 ou mande um e-mail para c.mirassol@gmail.com




Carlos Francisco Silva Batista
Tutor de TICs

Nenhum comentário:

Postar um comentário