quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projeto Sala de Professor 2010


PROJETO: SALA DE PROFESSOR
O QUE É LEITURA? E
LER E ESCREVER, COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREA

PÚBLICO ALVO: PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA
E. E. “IRENE ORTEGA”

MIRASSOL D’OESTE, 02 DE MARÇO DE 2010.



JUSTIFICATIVA

Este projeto surge da necessidade de desenvolver em nós educadores, uma cultura de leitura, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social e democrático que estivermos, visto que na qualidade de educadores, nossos exemplos tendem mais do que nunca de serem seguidos.
E assim realizarmos com eficácia a importante função que a escola tem, de aprimorar a qualidade de leitura e interpretação dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio EJA (Educação para Jovens e Adultos) que atendemos. Haja vista que, em diversas situações nos deparamos com a grande dificuldade dos nossos educandos em produzir e interpretar.
Portanto consideramos necessário nos aprofundar no tema o que é leitura? E Ler e Escrever compromisso de todas as áreas, para de fato, envolvermos a todos e cumprirmos a contento esta tarefa.  
A proposta de trabalho voltada para a classe de funcionários um pensar na escola como loco de formação, proporcionando aos participantes um espaço e tempo que possa investir na sua formação, de maneira contínua, individual e coletiva, através da organização dos grupos.

OBJETIVO GERAL

            Mobilizar todos os Educadores desta Unidade Escolar a entenderem o que é leitura, sua importância e o quanto ela é essencial e partindo deste princípio ter a leitura como compromisso de todas as áreas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

§         Melhorar a capacidade de Leitura e Interpretação de diferentes textos e gêneros textuais;
§         Envolver todos os Educadores em atividades de leituras na escola;
§         Despertar o interesse e o prazer pela leitura;
§         Estimular a capacidade de Interpretação dos nossos Educandos;
§         Incentivar a expressividade oral, a desenvoltura e a segurança.


METODOLOGIA

Através da leitura de textos diversificados, projetados no data show e de atividades que cada professor e funcionário, agrupados por área de formação proporá, demonstrando assim como se dá a leitura na área que atua.


CRONOGRAMA: SALA DE PROFESSORES

DIAS
ATIVIDADES
CARGA HORARIA
14/04/2010
Alfabetização Tecnológica do professor – professor e tecnologia
O uso do computador na escola como recurso pedagógico (Profuncionário)
A motivação para o trabalho (Programa qualificar UFMT)
4:00

O que é leitura?


Artigo: A língua em todas as disciplinas

28/04/2010
Ler e escrever um compromisso de todas as áreas
4:00
05/05/2010
Artes Visuais: Ler e escrever em artes visuais
4:00
12/05/2010
Ciências: Idéias e palavras na disciplina de ciência ou leitura e escrita: O que a ciência tem a ver com isso?
4:00
19/05/2010
Educação Física: Ler e escrever também com o corpo em movimento
4:00
26/05/2010
Geografia: Leitura e escrita na Geografia ontem e hoje Ler e escrever a Geografia para dizer a sua palavra e construir o seu espaço
Ler a paisagem, o mapa, o livro...
Escrever na linguagem da Geografia
4:00
02/06/2010
História: Leitura e escrita na História
4:00
16/06/2010
Língua Estrangeira: Os desafios(?) do ensinar a ler e escrever em língua estrangeira
4:00
23/06/2010
Filme: O menino de pijama listrado.
Confraternização.
4:00
11/08/2010
Língua Portuguesa: Não apenas o texto mas o diálogo em língua escrita é o conteúdo da aula de português.
4:00
18/08/2010
Literatura: A literatura e o leitor
Ler e escrever a mediação do professor

4:00
25/08/2010
Matemática: Ler, escrever e compreender a matemática, ao invés de tropeçar nos símbolos.
Leitura e escrita na matemática.
4:00
01/09/2010
Música:  sobre as múltiplas formas de ler e escrever música.
4:00
08/09/2010
Biblioteca escolar: Ler e escrever na biblioteca
4:00
15/09/2010
Escola Ciclada de Mato Grosso: Subsídios Audiovisuais –
Fundamentos
4:00
22/09/2010
Escola Ciclada de Mato Grosso: Subsídios Audiovisuais –
Linguagem
4:00
29/09/2010
Escola Ciclada de Mato Grosso: Subsídios Audiovisuais –
Educação Matemática
4:00
06/10/2010
Escola Ciclada de Mato Grosso: Subsídios Audiovisuais –
Filosofia
4:00
13/10/2010
Escola Ciclada de Mato Grosso: Subsídios Audiovisuais –
Ciências Naturais
4:00
20/10/2010
Escola Ciclada de Mato Grosso: Subsídios Audiovisuais –
Ciências Humanas e Sociais
4:00


                                        CRONOGRAMA DO ADMINISTRATIVO

DIAS
ATIVIDADES
CARGA HORARIA
14/04/2010
Estudo, reflexão e possíveis alterações no P. P. P.
4:00
28/04/2010
Código de Ética funcional do servidor público civil do Estado de Mato Grosso – LC nº 112/2002
A importância da boa apresentação pessoal (internet)

4:00
05/05/2010
LC. Nº 04/90 –Estatuto do Servidor
Título IV – Do Regime Disciplinar
Capítulo I – Dos Deveres
Capitulo IV – Das Responsabilidades
Capitulo V – Das Penalidades
Titulo V -  Do Processo Administrativo Disciplinar
Capítulos I ao III
4:00
12/05/2010
        LC nº 04/09 – Estatuto do servidor
Titulo VI – Da Seguridade Social do Servidor
Capitulo I ao IV
Consciência da contribuição na organização do ambiente escolar
4:00
19/05/2010
                    LC nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996
4:00
26/05/2010
LC nº 50 de 1º de Outubro de 1998
4:00
02/06/2010
LC nº 206/2004 que alterou a lei complementar nº 50/98
Resolução nº 150/99 CEE/MT
Constituição da República Federativa do Brasil – art. 205 a 214
4:00
16/06/2010
    Regimento Escolar
Titulo III – Da Organização Administrativa
Título V – Da Organização Disciplinar
4:00
23/06/2010
   DVD – Motivação (Celso Antunes)
A postura do Profissional é um fator decisivo em sua carreira. Se você tiver atitude e der o melhor de si, só terá a ganhar (pesquisa internet)
4:00
11/08/2010
    Princípios de Relações Humanas
Gestão de Recursos Humanos (site)
Culminância do I Bloco
4:00
18/08/2010
A Sociedade e o meio ambiente:
Participação consciente – capítulo
Você sua escola e o meio ambiente
Capitulo VI (Profuncionário: Módulo XI

4:00
25/08/2010
    Aproveitamento integral dos alimentos:
Uma alternativa nutritiva e de baixo custo – capitulo IV (Profuncionário módulo XVI)
4:00
01/09/2010
Educador (a) alimentar o seu papel no controle da qualidade da alimentação escolar
Capitulo V (Profuncionário Módulo XVI)
4:00
08/09/2010
Manutenção e conservação das instaç~es e dos equipamentos hidrosanitarios capitulo VII (Profuncionário Módulo XIII)
Gestão 03 (Profuncionário Módulo XII)
4:00
15/09/2010
As práticas de menutenção das instalações físicas da escola
Capitulo IV (Profuncionário m´dulo X)
A comunicação interpessoal eficaz cinco elementos criticas
4:00
22/09/2010
   Função do Bibliotecário no ambiente escolar
Atendimento telefônico
Dicas para um bom atendimento
4:00
29/09/2010
A importância dos Projetos no ensino-aprendizagem
O que é comunicação (pesquisa na internet)
4:00
06/10/2010
O uso do computador na escola como recurso pedagógico (Profuncionario)
A motivação para o trabalho ( Programa Qualificar UFMT)
4:00
13/10/2010
Vigilância no ambiente escolar
Violência, segurança e escolas (internet)
LC nº 7.040 de 1º de outubro de 1998
4:00
20/10/2010
Resolução nº 382/04 – C.E.E. Progressão parcial
Culminância do Bloco
4:00


Nenhum comentário:

Postar um comentário