PROJETO: SALA DE PROFESSOR
O QUE É LEITURA? E
LER E ESCREVER, COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREA
PÚBLICO ALVO: PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA
E. E. “IRENE ORTEGA”
MIRASSOL D’OESTE, 02 DE MARÇO DE 2010.
JUSTIFICATIVA
Este projeto surge da necessidade de desenvolver em nós educadores, uma cultura de leitura, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social e democrático que estivermos, visto que na qualidade de educadores, nossos exemplos tendem mais do que nunca de serem seguidos.
E assim realizarmos com eficácia a importante função que a escola tem, de aprimorar a qualidade de leitura e interpretação dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio EJA (Educação para Jovens e Adultos) que atendemos. Haja vista que, em diversas situações nos deparamos com a grande dificuldade dos nossos educandos em produzir e interpretar.
Portanto consideramos necessário nos aprofundar no tema o que é leitura? E Ler e Escrever compromisso de todas as áreas, para de fato, envolvermos a todos e cumprirmos a contento esta tarefa.
A proposta de trabalho voltada para a classe de funcionários um pensar na escola como loco de formação, proporcionando aos participantes um espaço e tempo que possa investir na sua formação, de maneira contínua, individual e coletiva, através da organização dos grupos.
OBJETIVO GERAL
Mobilizar todos os Educadores desta Unidade Escolar a entenderem o que é leitura, sua importância e o quanto ela é essencial e partindo deste princípio ter a leitura como compromisso de todas as áreas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
§ Melhorar a capacidade de Leitura e Interpretação de diferentes textos e gêneros textuais;
§ Envolver todos os Educadores em atividades de leituras na escola;
§ Despertar o interesse e o prazer pela leitura;
§ Estimular a capacidade de Interpretação dos nossos Educandos;
§ Incentivar a expressividade oral, a desenvoltura e a segurança.
METODOLOGIA
Através da leitura de textos diversificados, projetados no data show e de atividades que cada professor e funcionário, agrupados por área de formação proporá, demonstrando assim como se dá a leitura na área que atua.
CRONOGRAMA: SALA DE PROFESSORES
DIAS | ATIVIDADES | CARGA HORARIA |
14/04/2010 | Alfabetização Tecnológica do professor – professor e tecnologia O uso do computador na escola como recurso pedagógico (Profuncionário) A motivação para o trabalho (Programa qualificar UFMT) | 4:00 |
O que é leitura? | ||
Artigo: A língua em todas as disciplinas | ||
28/04/2010 | Ler e escrever um compromisso de todas as áreas | 4:00 |
05/05/2010 | Artes Visuais: Ler e escrever em artes visuais | 4:00 |
12/05/2010 | Ciências: Idéias e palavras na disciplina de ciência ou leitura e escrita: O que a ciência tem a ver com isso? | 4:00 |
19/05/2010 | Educação Física: Ler e escrever também com o corpo em movimento | 4:00 |
26/05/2010 | Geografia: Leitura e escrita na Geografia ontem e hoje Ler e escrever a Geografia para dizer a sua palavra e construir o seu espaço Ler a paisagem, o mapa, o livro... Escrever na linguagem da Geografia | 4:00 |
02/06/2010 | História: Leitura e escrita na História | 4:00 |
16/06/2010 | Língua Estrangeira: Os desafios(?) do ensinar a ler e escrever em língua estrangeira | 4:00 |
23/06/2010 | Filme: O menino de pijama listrado. Confraternização. | 4:00 |
11/08/2010 | Língua Portuguesa: Não apenas o texto mas o diálogo em língua escrita é o conteúdo da aula de português. | 4:00 |
18/08/2010 | Literatura: A literatura e o leitor Ler e escrever a mediação do professor | 4:00 |
25/08/2010 | Matemática: Ler, escrever e compreender a matemática, ao invés de tropeçar nos símbolos. Leitura e escrita na matemática. | 4:00 |
01/09/2010 | Música: sobre as múltiplas formas de ler e escrever música. | 4:00 |
08/09/2010 | Biblioteca escolar: Ler e escrever na biblioteca | 4:00 |
15/09/2010 | Escola Ciclada de Mato Grosso: Subsídios Audiovisuais – Fundamentos | 4:00 |
22/09/2010 | Escola Ciclada de Mato Grosso: Subsídios Audiovisuais – Linguagem | 4:00 |
29/09/2010 | Escola Ciclada de Mato Grosso: Subsídios Audiovisuais – Educação Matemática | 4:00 |
06/10/2010 | Escola Ciclada de Mato Grosso: Subsídios Audiovisuais – Filosofia | 4:00 |
13/10/2010 | Escola Ciclada de Mato Grosso: Subsídios Audiovisuais – Ciências Naturais | 4:00 |
20/10/2010 | Escola Ciclada de Mato Grosso: Subsídios Audiovisuais – Ciências Humanas e Sociais | 4:00 |
CRONOGRAMA DO ADMINISTRATIVO
DIAS | ATIVIDADES | CARGA HORARIA |
14/04/2010 | Estudo, reflexão e possíveis alterações no P. P. P. | 4:00 |
28/04/2010 | Código de Ética funcional do servidor público civil do Estado de Mato Grosso – LC nº 112/2002 A importância da boa apresentação pessoal (internet) | 4:00 |
05/05/2010 | LC. Nº 04/90 –Estatuto do Servidor Título IV – Do Regime Disciplinar Capítulo I – Dos Deveres Capitulo IV – Das Responsabilidades Capitulo V – Das Penalidades Titulo V - Do Processo Administrativo Disciplinar Capítulos I ao III | 4:00 |
12/05/2010 | LC nº 04/09 – Estatuto do servidor Titulo VI – Da Seguridade Social do Servidor Capitulo I ao IV Consciência da contribuição na organização do ambiente escolar | 4:00 |
19/05/2010 | LC nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 | 4:00 |
26/05/2010 | LC nº 50 de 1º de Outubro de 1998 | 4:00 |
02/06/2010 | LC nº 206/2004 que alterou a lei complementar nº 50/98 Resolução nº 150/99 CEE/MT Constituição da República Federativa do Brasil – art. | 4:00 |
16/06/2010 | Regimento Escolar Titulo III – Da Organização Administrativa Título V – Da Organização Disciplinar | 4:00 |
23/06/2010 | DVD – Motivação (Celso Antunes) A postura do Profissional é um fator decisivo em sua carreira. Se você tiver atitude e der o melhor de si, só terá a ganhar (pesquisa internet) | 4:00 |
11/08/2010 | Princípios de Relações Humanas Gestão de Recursos Humanos (site) Culminância do I Bloco | 4:00 |
18/08/2010 | A Sociedade e o meio ambiente: Participação consciente – capítulo Você sua escola e o meio ambiente Capitulo VI (Profuncionário: Módulo XI | 4:00 |
25/08/2010 | Aproveitamento integral dos alimentos: Uma alternativa nutritiva e de baixo custo – capitulo IV (Profuncionário módulo XVI) | 4:00 |
01/09/2010 | Educador (a) alimentar o seu papel no controle da qualidade da alimentação escolar Capitulo V (Profuncionário Módulo XVI) | 4:00 |
08/09/2010 | Manutenção e conservação das instaç~es e dos equipamentos hidrosanitarios capitulo VII (Profuncionário Módulo XIII) Gestão 03 (Profuncionário Módulo XII) | 4:00 |
15/09/2010 | As práticas de menutenção das instalações físicas da escola Capitulo IV (Profuncionário m´dulo X) A comunicação interpessoal eficaz cinco elementos criticas | 4:00 |
22/09/2010 | Função do Bibliotecário no ambiente escolar Atendimento telefônico Dicas para um bom atendimento | 4:00 |
29/09/2010 | A importância dos Projetos no ensino-aprendizagem O que é comunicação (pesquisa na internet) | 4:00 |
06/10/2010 | O uso do computador na escola como recurso pedagógico (Profuncionario) A motivação para o trabalho ( Programa Qualificar UFMT) | 4:00 |
13/10/2010 | Vigilância no ambiente escolar Violência, segurança e escolas (internet) LC nº 7.040 de 1º de outubro de 1998 | 4:00 |
20/10/2010 | Resolução nº 382/04 – C.E.E. Progressão parcial Culminância do Bloco | 4:00 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário