terça-feira, 14 de setembro de 2010

A INFORMÁTICA EDUCATIVA NAS SERIES INICIAIS


Carlos Francisco Silva Batista
Técnico/Professor de Informática Educativa
c.mirassol@gmail.com

Para muitos profissionais da Educação Brasileira sendo eles (Professores, Coordenadores, Diretores e Técnicos) o uso do computador como ferramenta pedagógica ou administrativa, está principalmente voltado ao auxilio que a máquina desempenha sobre todas as áreas cabíveis do setor educacional. Alguns problemas, ainda não sanados, estão sendo corrigidos com a atuação do tempo e cursinhos de capacitação da docência, enfim, todos estão se habituando as capacidades computacionais e dessa forma, fazem com que o uso da máquina (Computador) seja cada vez mais frequente em suas tarefas.
Do outro lado desta visão de uso e atuando como centro das atenções na Educação Brasileira está o aluno, ele é o alvo direto das ações docentes, estando submetido as atribuições que lhe são passadas a qualquer custo por aqueles que se preocupam com o caminhar evolutivo, ou seja, que foram em busca de novas formas de ensinar fazendo uso das novas ferramentas disponíveis. Por outro lado existem ainda um grande numero de profissionais que ainda não reconheceram o potencial informativo dos computadores e internet, ou não puderam, ou preferiram não fazer parte desse novo contexto educativo. Este assunto é abordado mais a fundo no artigo “O USO DAS NOVAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NOS AMBIENTES ESCOLARES”.
Procurando melhorar sempre a qualidade da educação brasileira, focamos as series iniciais como o principio de nossas atividades, falando agora como professor. Nossas preocupações devem ser direcionadas as séries inicias, afim de cuidar do desenvolvimento educacional dos “pequenos”, com intuito de apresentar-lhes um mundo mais atrativo, dinâmico e que possa lhes passar mais confiança nos anos seguintes.
O primeiro contato com computadores é algo muito importante e necessário, que deve ser administrado cuidadosamente pelo professor como trata Masetto (2000, p. 142 apud STRAUB 2002, p. 23);

O professor assume também uma nova atitude. Além de especialista com conhecimentos e experiências a comunicar, ele desempenhará o papel de orientador das atividades do aluno, de consultor, de facilitador da aprendizagem do aluno, desempenhará o papel de quem trabalha em equipe, junto com o aluno, buscando os mesmos objetivos; numa palavra, desenvolverá o papel de mediação pedagógica.
A mediação pedagógica colocada por Masetto, envolverá os alunos no uso dos computadores, é nesse momento que o aluno irá ver a ferramenta e seus recursos como algo amistoso, que ele possa contar com a ajuda desse novo meio que o dará nas atividades escolares e na vida profissional. A exposição dos alunos das series iniciais as novas tecnologias educacionais é uma aceleração da inclusão digital, restrições deverão ser colocadas e o professor deve conter os alunos em relação as fontes falsas e indesejáveis, a segurança dada pela docência representa ao aluno liberdade de exploração dentro das contenções impostas, uma controversa que dá ao aluno liberdade e segurança a exposição de informações, algo muito importante ao se tratar de uma faixa etária inicial de 6 anos.
A aplicabilidade da informática educativa nas series inicias é vasta, visto que os recursos digitais estão disponíveis para qualquer divisão educacional (Ano, Séries, Fase, Ciclo) e os assuntos ou temas abordados nas disciplinas trabalhadas são abrangidos nas funções e conteúdos de softwares educacionais como: aplicativos de imagens, textos, desenvolvimento matemático, leitura, alfabetização entre outros que dão suporte as disciplinas do inicio da vida escolar do aluno. O uso da internet pode ser visto como tentativa de exploração do saber, pois, quando o aluno a executa e encontra imagens, textos, cantigas, passa a pesquisar por vontade própria (instigado) pelo professor e os conteúdos atrativos a sua idade e disciplina.
Outro ponto importante da inclusão digital dos “pequenos” é o uso do Sistema Operacional da Educação brasileira o Linux Educacional, um sistema voltado a todos da educação tanto alunos como professores e setor administrativo, o conhecer desse sistema implica em conhecer a nova cara da educação, uma educação que está emergindo para o futuro. O Linux Educacional é mantido pelo Ministério da Educação e é repassado juntamente com os computadores que estão sendo entregues às escolas. Atualmente traz aplicativos educacionais que já dão suporte a algumas disciplinas e por se tratar de uma distribuição GNU Linux todos os aplicativos são de natureza FREE. A utilização deste Sistema Operacional pelos alunos das séries iniciais é mais proveitosa e aceita com mais facilidade do que nas outras fases da educação, pois aqueles que tiveram pouco ou não tiveram nenhum contato com computadores encontrarão por sua vez, de forma única e presente um Sistema seu, meu, de todos e gratuito.
Os resultados das aplicações da informática educativa nas serieis iniciais são o marco inicial das outras fases educacionais. A união do (ABC + Informática Educativa + Comprometimento dos Professores) será resultado em uma educação mais ampla, novas visões de aprendizagem virão à tona e a perpetuação do conhecimento estará garantida.

Referências
MASETTO, M. T. (2000). Mediação Pedagógica e o Uso da Tecnologia.
STRAUB, Sandra Luzia Wrobel. O Computador no Interior da Escola Pública: Avanços, Desafios e Perspectivas do/no ProInfo, Ano de Obtenção: 2002.

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