terça-feira, 14 de setembro de 2010

O uso das Tics no laboratório de Informática


JUSTIFICATIVA


Tendo em vista a necessidade de inovar a prática pedagógica e resgatar a parceria no fazer pedagógico com nossos alunos que hoje tem domínio sobre os conhecimentos básicos na utilização dos computadores no dia a dia, é que me proponho realizar um trabalho onde o prazer e o conhecimento andem juntos na construção da leitura e escrita no 2º ciclo do ensino fundamental e compartilhar com o educando esta troca de conhecimentos, onde o fazer x fazendo vão caminhar juntos produzindo leitores e escritores com qualidade e valorizar os mesmos com atividades interdisciplinar.

Objetivo Geral

Fortalecer a construção da leitura e escrita utilizando os recursos tecnológicos que a escola tem para subsidiar a prática pedagógica do professor e aluno. 


Objetivos Específicos


_produzir palavras, frases e pequenos textos;
_desenhar com auxilio das ferramentas;
_conhecer as ferramentas necessária ao trabalho;
_digitar, palavras , frases e pequenos textos;
_ utilizar de desenhos para elaboração de frases;


Metodologia


O grupo de trabalho será levado ao laboratório de informática acompanhado pelo técnico do laboratório, professor regente e diretora da unidade escolar, onde teremos um cronograma de orientações com os passos da aula. Vamos utilizar da teoria para executarmos os passos, onde teremos o momento da construção dos desenhos, após escrever palavras, frases e pequenos textos, produzidos e lidos pelos alunos, onde cada participante terá o momento de reflexão e leitura para o grupo. Todo trabalho será filmado, e colocado no mural para divulgação na comunidade. Para a execução do mesmo utilizaremos os dois Sistemas Operacionais presentes no Laboratório de Informática, para construção de desenhos serão utilizados os aplicativos Tux Paint, aplicativo encontrado por padrão no Linux Educacional (Iniciar/Programas Educacionais/Multidisciplinar/Desenho Tux Paint) e também o aplicativo semelhante MS Paint utilizado no Windows XP (Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Paint), ambos são plataformas para a criação de de formas livres e desenhos distintos. Para a escrita de frases e textos serão utilizados os aplicativos de Edição de Textos, no Linux Educacional encontramos o BrOffice Write (Iniciar/Ferramentas de Produtividade/Processador de Texto), no Windows XP temos o MS Word (Iniciar/Todos os Programas/Microsoft Office/Microsoft Word), ambos suportam o trabalho direto com textos, imagens, formatações e outros. Para o uso dos aplicativos citados, os professores envolvidos terão apostilas passo a passo das atividades como suporte a cada programa (segue em anexo).


Cronograma das ações


Desenhos;
Frases;
Pequeno texto;
Leitura;
Comentários finais;



Avaliação


A avaliação será continua, respeitando o potencial de cada um, promovendo o gosto de atividades educacionais com o uso do computador.


Anexo



Terá em anexo fotos, algumas atividades do grupo e um relatório das ações realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário