quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Projeto Conciência Cidadã - 2013



ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE MIRASSOL D’OESTE
ESCOLA ESTADUAL IRENE ORTEGA






Escola Estadual “Irene Ortega”
Rua Elcia Pereira Bueno nº. 111, Bairro Cohab, Mirassol D’Oeste MT.





Fone/Fax: 65 3241 3100
E-mail: mdo.ee.irene.ortega@seduc.mt.gov.br





PROJETO
CONCIÊNCIA CIDADÃ




ÁREAS DO CONHECIMENTO
Linguagem, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Informática Educativa.





COMPONENTES CURRICULARES
Educação ambiental, Direitos humanos, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Cultura e Artes e Educação Científica.









Mirassol D’Oeste – MT, 12 de Novembro de 2012.
JUSTIFICATIVA


Conforme exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) “a cidadania é considerada o eixo da educação escolar, o que implica eleger e agir para a afirmação de determinados princípios que orientam a vida em sociedade”. Entre eles, a dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, participação e co-responsabilidade pela vida social.
Souza (2001) ressalta que o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades, na atualidade, consiste na necessidade de se construir uma escola direcionada para a formação cidadã. Isto é, capacitar os educandos para agir, individual e coletivamente, sobre os aspectos que envolvem o cotidiano.
A comunidade, na qual, a escola está inserida, como grande parte das regiões brasileiras, possui inúmeros problemas e aspectos a serem melhorados nas relações humanas, bem como, nas relações sociedade/natureza.
Considerando que os Projetos Pedagógicos Escolares que foram desenvolvidos nesta Unidade Escolar nos anos letivos de 2011 e 2012 com o apoio e incentivo da Secretaria Estadual de Educação, fomentou novas estratégias de trabalho do professor, como alternativas no processo de ensino e aprendizagem, que inovou as práticas educativas e incidiu sobre a qualidade do ensino aprendizagem, bem como no ânimo dos educadores em trabalharem com projetos, mudando alguns subtemas, por sugestão e necessidade dos educandos e educadores.
Diante dessa conjuntura e da necessidade de dar prosseguimento aos trabalhos realizados nos anos anteriores através dos Projetos Cidadania na Escola em 2010 e Educação e Cidadania em 2011 e 2012, com os quais observamos transformações na conduta de alguns educandos, e por acreditarmos que podemos aprofundar e amenizar questões culturais que provocam lacunas na formação do brasileiro, que em alguns casos podem interferir negativamente na busca de igualdade para todos, que é a base para o exercício da cidadania, justificando, portanto a intenção desta unidade escolar de desenvolver no ano letivo de 2013 o Projeto Consciência Cidadã, contemplando os Temas Transversais trazidos pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), como Meio Ambiente, Orientação Sexual, Ética, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento intelectual e social dos educandos, destacando a promoção e integração de todos sob um objetivo coletivo de construir a cidadania de forma efetiva na sociedade.
OBJETIVO GERAL

            Formar cidadãos críticos, cumpridores de Leis e conscientes de que para que haja cidadania, é condição básica que todos tenham os mesmos direitos, pois a igualdade é a base para o exercício da cidadania.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


1-                 Despertar em nossos educandos a consciência cidadã, levando-os a conhecerem seus direitos e deveres para exercer plenamente sua cidadania.
2-                 Envolver todos os segmentos da comunidade escolar principalmente os pais, responsáveis em ações educativas.
3-                 Disseminar o uso de tecnologias na educação e na integração da sociedade.
4-                 Promover a participação dos pais na vida escolar dos filhos.
5-                 Desenvolver eventos que tragam a família para a escola.
6-                 Proporcionar atividades pedagógicas que desenvolvam afetividade e socialização entre os educandos.
7-                 Propor intervenções pedagógicas adequadas à valorização da vida e da paz.
8-                 Divulgar a cidadania para que através do conhecimento os alunos possam exercer a cidadania plenamente, respeitando e participando das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas.
9-                 Promover debates a várias formas de violências.
10-             Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.




METODOLOGIA


A E.E. Irene Ortega, que atende aproximadamente 320 alunos do ensino fundamental e médio EJA (visto, o início do ano letivo) nos três períodos, desenvolverá o projeto Consciência Cidadã, envolvendo toda a comunidade escolar.
Os 21 professores, que aqui trabalharam, mais os 11 profissionais da educação desenvolverão projetos afins, com ações executadas em sala de aula e fora delas, ações essas que promoverão a temática ao longo do ano letivo de 2013.
Essas ações envolverão todos os segmentos da comunidade escolar, incluindo pais / responsáveis e todos os profissionais da educação que trabalham nesta unidade escolar.
As metas e cronograma de atividades e orçamentária estarão expostas, juntamente com as ações elaboradas pelos professores e alunos de cada sala de aula bem como pelos profissionais da educação.
A escola promoverá no final do 1º e 2º semestre um evento de culminância, quando poderão ser apresentados avanços e atividades desenvolvidas ao longo do semestre, de acordo com as especificidades de cada ação desenvolvida.

IMPACTOS

            Espera-se com o desenvolvimento do Projeto Consciência Cidadã contribuir para a formação de cidadãos ativos, capazes de atuar frente às situações diversas com dignidade e sabedoria constituindo assim uma sociedade mais justa e igualitária.


PARCERIAS E INTERFACES

Para o desenvolvimento eficaz deste projeto, serão realizadas parcerias com o Poder Judiciário, Posto de Saúde da Família, Prefeitura Municipal e profissionais autônomos.






RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS
PLANILHA DE CUSTOS


QTD
DESCRIÇÃO
V. UNITÁRIO
V. TOTAL
20
APONTADOR METAL DUPLO 12x1
1,75
35,00
15
ATLAS CORPO HUMANO
2,50
37,50
15
ATLAS GEOGRÁFICO
2,50
37,50
04
BANNERS - PLÁSTICO
90,00
360,00
08
BANNERS - SIMPLES
35,00
280,00
01
BOBINA PAPEL PARDO
49,90
49,90
60
BORRACHA
0,49
29,40
10
CANETA RETRO PROJETOR
3,99
39,90
02
CARTUCHO HP 21 PRETO
49,90
99,80
02
CARTUCHO HP 21 COLORIDO
68,00
136,00
20
CD REGRAVÁVEL
3,99
79,80
35
COLA 90 GR MAXI 6X1
1,20
42,00
6
COLA 1000 GR
16,90
101,40
10 CX
COLA GLITER 6 CORES 25G
8,80
88,00
04 PT
COLA QUENTE GROS.
23,90
95,60
02 PT
COLA QUENTE FINA
23,90
47,80
03
DVD FOLCLORE
31,00
93,00
15
ELASTEC 10M
0,70
10,50
220
E V A ESCOLAR
1,79
393,80
05
FANTOCHES - FAMÍLIAS
99,00
495,00
05 PT
FITA ADESIVA
12,99
64,95
100
GIZ DE CERA ACRILEX BIG 12 CORES 112GR
2,75
275,00
01
GIZ ESCOLAR BRAN.
109,90
109,90
01
GIZ ESCOLAR COL.
158,90
158,90
06 PT
GLITER
36,99
221,94
04
GRAMPEADOR
26,50
106,00
02 CX
GRAMPO GRAMP.
4,50
9,00
05
JOGOS LÚDICOS
39,99
199,95
40
LÁPIS DE CORES – CX
11,99
479,60
02
LÁPIS PRETO - CX
30,00
60,00
04
MAPA DO BRASIL
11,99
47,96
04
MAPA DO MT
11,99
47,96
04
MAPA MUNDI
11,99
47,96
01 PT
PAPEL ALMAÇO PALT.
25,90
25,90
50
PAPEL CARTÃO
0,85
42,50
70
PAPEL CARTOLINA
0,39
27,30
50
PAPEL CREPON
0,55
27,50
50
PAPEL LAMINADO
0,75
37,50
60
PAPEL PARDO
0,35
21,00
06 CX
PAPEL SULFITE A4
130,00
780,00
05 CX
PERCEVEJO
1,80
9,00
02
PERFURADOR
20,99
41,98
40
PINCEL ATOMICO
2,49
99,60
40
PINCEL PINTURA
3,99
159,60
05
PISTOLA COLA QUENT
14,99
74,95
120
RÉGUA 30CM
0,35
42,00
20
TABELA PERIÓDICA COMPLETA PEQUENA
2,00
40,00
100
TABUADA DO ESTUDANTE
0,25
25,00
10
TECIDO DE CETIM- M
12,90
129,00
10
TECIDO DE CHITA- M
9,90
99,00
80
TESOURA ESCOLAR
1,60
128,00
04
TESOURA ESCOLAR MUNDIAL CABO AZUL
12,50
50,00
01
TESOURA PICOTAR
64,90
64,90
02
TINTA CARIMBO
5,90
11,80
55
TINTA GUACHE
3,99
219,45
700
TNT - M
1,39
973,00
07
TONER
70,00
490,00
VALOR TOTAL
R$ 8.000,00

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

O cronograma de desenvolvimento das atividades acompanha os subtemas elaborados pelos educadores desta unidade escolar, contidos nos anexos deste projeto.

FORMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO


O acompanhamento e a avaliação serão realizados através da observação das ações desenvolvidas no momento de suas execuções, zelando pelo cumprimento do cronograma e através de relatórios, relatos orais e registros multimídia, colhendo dos educandos os avanços obtidos com determinadas ações, bem como na observação das mudanças de atitudes dos educandos no cotidiano escolar.
Pois apenas percebendo a transformação de comportamento é que poderemos considerar que obtivemos sucesso.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


O caráter social da vida dos seres humanos consiste em um processo, uma construção, na qual se insere cada indivíduo na relação com os demais. As relações entre as pessoas são mediadas pelas instituições em que as mesmas convivem pelas classes e categorias as que pertencem e pelos interesses e poderes que nelas circulam. (PCN, 1998)
            Nascimento (2007) ressalta que a escola cidadã faz a diferença, pois oportuniza experiências que marcarão vidas e passarão para a história como contribuição na construção da nova sociedade, que almeja ser mais justa e mais fraterna.
Neste contexto, considerando que os Educadores desta Unidade Escolar, agrupados por área de Formação ou por afinidade de idéias desenvolverão projetos diversificados que contemplarão e/ou formarão o “Projeto Consciência e Cidadã” elucidaremos abaixo, de forma sintética a problemática que cada fragmento do projeto trabalhará.


1-      No Componente Curricular Educação Ambiental o Projeto Consciência Cidadã contemplará o Tema Jardinagem e Sustentabilidade na Escola, com as turmas do 1º Ciclo e da 1ª e 2ª Fase do 2º Ciclo, estimulando os alunos a serem multiplicadores dos conceitos sobre Meio ambiente em sua comunidade, começando por melhorar o visual do ambiente da escola, cultivando canteiros com plantas ornamentais, aprendendo a cuidar das plantas e percebendo a necessidade de plantar ao invés de desmatar. Também proporcionar aos mesmos, ferramentas de educação ambiental que venham a contribuir no processo de ensino aprendizagem, sensibilizando-os da necessidade de dar ao lixo os cuidados devidos, não queimar e não praticar outras ações que contribuem para poluir e destruir o planeta terra, inclusive com a falta de água que é um dos mais graves problemas do planeta.

2-      No Componente Curricular Educação Cientifica será desenvolvido o Projeto “Quem Planta Colhe” Uma Ação de Sustentabilidade, este projeto tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educando envolvidos a fim de, sensibilizar e conscientizar alunos, professores, pais e comunidade escolar, que é possível melhorar sua alimentação, ter uma alimentação saudável, com uso de alimentos livre de agrotóxicos, optando em cultivar hortaliças e até mesmo plantas medicinais, no fundo de quintais; dessa forma levar os educandos a relacionar teoria e prática, de modo a aplicar os conhecimentos, métodos e procedimentos aprendidos para detectar, analisar e resolver problemas, bem como cultivando em suas casas canteiros com hortaliças que além de alimentar proporciona saúde, desenvolvendo nas crianças o gosto por alimentos saudáveis em detrimento de guloseimas que só trariam problemas de saúde para seu organismo, contemplando o Tema Transversal Meio Ambiente.

Para este Componente Curricular também desenvolveremos o “Projeto Educação Sexual”, por percebermos a curiosidade dos alunos da 3ª fase do do 2º ciclo e das três fases do 3º ciclo, quando o Professor de Ciências trabalha sobre o corpo humano. O Projeto trabalhará com a parceria do PSF e psicóloga, abordando temas com gravidez na adolescência, sexualidade e Saúde Reprodutiva, Diversidades Sexuais e Prevenção das DST, HIV, e AIDS.

3-      No Componente Curricular Direitos Humanos, será desenvolvido o Projeto “Qualidade de Vida”, em todas as turmas da EJA (Educação para Jovens e Adultos), do Ensino fundamental e Ensino Médio, no intuito de proporcionar aos alunos, oportunidade de construírem saberes que lhes propiciem condições de optarem por hábitos de vida mais saudáveis, por conhecerem os benefícios de praticar atividades físicas, de ter educação alimentar, controlar o peso e a pressão arterial, bem como fazer exames médicos periódicos para saber os níveis de colesterol, diabetes, glicose e triglicérides, evitando assim muitos problemas de saúde como enfarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e o Câncer que tanto tem incidido sobre as pessoas da terceira idade e até os mais novos por conta de tanto  estresse, vida sedentária, uso de bebida alcoólica, fumo e outras drogas, até mesmo medicamentos utilizados indevidamente e/ou excessivamente, sem receita médica. No projeto o professor de Educação física trabalhará atividades físicas com os mesmos uma vez por semana, recomendando sempre que devem dar continuidade pelo menos três vezes por semana. Será abordado também o tema Homeopatia e plantas medicinais.

Neste Componente Curricular também será desenvolvido o Projeto Agressividade e Violência, no intuito de discutirmos com os adolescentes do 6º ao 9º ano o assunto, buscando entender as causas, tendo em vista que cada vez mais essa questão se torna mais séria, e com ocorrências cada vez mais banais. O Projeto visará sensibilizar os alunos sobre a questão do respeito e tolerância para desenvolvermos uma sociedade mais solidária que veja o outro como ser humano que somos e não como algo que pode ser banido ou desrespeitado. Através da busca das causas e efeitos, conseqüências e sofrimentos recíprocos tanto de quem comete a violência, como de quem sofre, bem como de seus familiares proporcionando momentos de reflexão para conscientizá-los do quanto importante é tolerar, respeitar e aceitar as diversidades como algo produtivo que só acrescenta às nossas vidas.

4-      No Componente Curricular História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, será desenvolvido o Projeto Cultura Afro-Brasileira, que terá como objetivo reconhecer as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros para o processo de construção da identidade brasileira, das diversas áreas, seja política, histórica, econômica, social, cultural, bem como destacar personalidades presentes na história do Brasil resgatando assim a importância da Cultura Afro-Brasileira em nossa sociedade, valorizando sua presença no meio escolar.
Esse projeto terá como público alvo os alunos da 3ª fase do 2º ciclo e do 3º ciclo da Escola Estadual “Irene Ortega”, e será desenvolvido pela Professora de Arte, durante todo o ano letivo, contemplando o Tema Transversal Pluralidade Cultural.

5-      No Componente Curricular Cultura e Artes, será desenvolvido o Projeto “Leitura na escola”, esse projeto terá como público alvo os alunos do 1º ciclo e das 1ª e 2ª fases do 2º ciclo e será desenvolvido pelas respectivas professoras das salas já que se trata de Unidocência e pela bibliotecária. Este projeto visará despertar o gosto pela leitura, através de leitura espontânea, direcionada, encenações artísticas e jogos pedagógicos.
Terá também como foco o desenvolvimento da expressão oral e escrita dos alunos, incentivando a leitura e o contato prazeroso com diversos tipos de livros, em especial os de literaturas infantis que terão suas estórias dramatizadas e reeditadas, com a participação especial da bibliotecária da escola que pretende apresentar peças teatrais em todas as datas comemorativas.

Para este Componente Curricular, também será desenvolvido o Projeto Jogos e brincadeiras, para as turmas da 1ª, 2ª e 3ª fase do 1º ciclo e 1ª e 2ª fase do 2º ciclo. Objetivando desenvolver o raciocínio lógico através do lúdico, para que de forma prazerosa aprendam e regatem brincadeiras antigas como amarelinha, queimada, xadrez, dominó, jogos de memória, dama, bingos, quebra cabeças, brincadeiras de rodas entre outras brincadeiras e jogos que serão opção para as crianças se desvencilharem da internet conhecendo e praticando atividades físicas e da memória brincando. Outro fator interessante que podemos ressaltar neste projeto é o fato de oportunizar nossas crianças a fabricarem jogos e brinquedos a partir de sucatas levando-os a ter contato com brinquedos e brincadeiras da época de seus pais, contemplando o Tema Transversal Pluralidade Cultural.








BIBLIOGRAFIA


SOUZA, Paulo Renato. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília – DF. 2001.

NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. Escola e Cidadania. Disponível em www.adital.com.br acesso em 12/02/2010

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Saúde e Prevenção nas Escolas – Ministério da Educação, Ministério da Saúde – Secretaria de Vigilância em Saúde. V. 5. Brasília/DF, 2011.


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